quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

2ª Domingo do Advento

Preparai os caminhos do Senhor!

Acolhida:
Sol: Bom dia criançada!! Bom dia tia Roberta!
Roberta: Bom dia tia Sol! Bom dia pra todos!
Sol: Ah tia, você viu como a cidade ta ficando bonita, toda enfeitada!
Roberta: Vi sim tia Sol, ta todo mundo se preparando pro natal!
Sol: Sabe o que isso me faz lembrar?
Roberta: O que?
Sol: De João Batista. Sabe por que? Ele também preparou os caminhos para a chegada do Senhor.
Roberta: É mesmo! Nós também somos chamados a preparar os caminhos. 
Sol: E esta semana somos convidados a fazer penitência, estando em oração e jejum. Devemos reconhecer nossos erros e não cometê-los mais.
Roberta: Isso me faz lembrar da homilia da semana passada, que a tia Dani falou das cinco pedrinhas. Quem lembra quais são?
Sol: Oração, confissão, eucaristia, palavra de Deus e jejum. É isso ai, precisamos estar atentos para receber Jesus. Então de pé , com muita alegria vamos acolher o padre Júlio, cantando....

Ato penitencial: Padre Júlio

Liturgia da palavra:
Roberta: (faz a dinâmica do kit virtual) Agora em silêncio vamos ouvir o que nosso(a) amiguinho(a)_________ irá ler para nós.

Evangelho:
Sol: No evangelho de hoje somos convidados a seguir os ensinamentos de João Batista, que é justamente este: preparai os caminhos do senhor. De pé aclamemos o Santo Evangelho cantando...

Homilia: teatro “O Vaga-lume”

Era uma vez uma selva...
Uma selva muito escura, de mata muito fechada onde não entrava nem um raio de luz do sol. Os animais que lá viviam pouco enxergavam. Tudo na selva era tão triste, os bichinhos mal se conheciam. Cada um queria defender o seu espaço. Ninguém sabia o que era repartir nada. Ajudar os outros? Nequinhas! Viviam cada qual no seu cantinho, egoístas que eram ( acho que é, por isso, que viviam no escuro).
Deus olhou aquela selva tão triste, tão dividida e teve pena, pois ele amava cada uma daquelas criaturas Ele então pensou e chegou a conclusão que aqueles bichinhos precisavam de luz, de uma luz forte, muito forte, que mudasse a vida deles, que trouxesse a eles uma esperança, uma vida nova. E começou a trabalhar nessa idéia. Eh! Iria mandar ao mundo o seu Filho tão amado. Ele sim traria luz definitiva para aquela selva.
Mas, era preciso preparar bem os caminhos para o seu Filho. Foi aí que Ele resolveu mandar antes de seu Filho, o vaga-lume.
O vaga-lume era especial, era o mensageiro do Senhor. Sua missão? Ah! Sim! – Preparar o caminho para quando viesse ao mundo o Filho amado do Senhor. E o vaga-lume animado e feliz com sua missão disse ao Senhor:
Bzzz.....Pode deixar, Senhor! Eu prepararei os caminhos para quando o seu Filho chegar. Vou endireitar suas estradas e levar luz a selva. Minha luz será pequena diante da que virá, mas eu chamarei todos a me seguir e vou prepará-los para o Senhor.
 E lá se foi o vaga-lume floresta adentro, na escuridão sem fim.
Nossa! Era  tudo tão assustador naquele escuro. Era uma feiúra, uma tristeza sem fim. Mas, o vaga-lume era corajoso e não se esquecia de sua missão. Com a ajuda do Senhor ele brilhou...brilhou muito, um brilho que encheu de luz a sua volta. Os moradores da selva se assustaram!
O Lobo uivou: De onde vem essa luz tão forte que chega até a nos cegar?
E a coruja piou: Quem é o intruso que ousa vir nos incomodar?
A borboleta falou: Tanto brilho...tanta luz...tanta beleza!
As girafas e os coelhinhos ficaram maravilhados: Vejam! A selva está linda assim cheia de luz. Quem será esse ilustre visitante? Perguntavam.
E o vaga-lume começou a sua missão e chamava os moradores pra ouví-lo e seguir sua luz. Falava bonito e mostrava a todos que era preciso mudança, conversão. Que aquela vidinha triste e sem graça teria que mudar, pois, em breve, muito em breve, eles receberiam uma luz definitiva... Que iria mudar a vida de todos que a aceitassem... Ela traria esperança... Vida nova para aquela imensa selva, e que sua luz diante Daquela que viria, não era nada! Ela, sim! Seria uma luz eterna e quem a seguisse não morreria jamais.
Gente, foi uma confusão! A bicharada ficou toda alarmada, não sabia o que fazer. Alguns pensaram... Pensaram...
E decidiram: Vamos atrás dessa luz!
E se colocaram ao lado do vaga-lume. Confiaram em suas palavras e agora estavam dispostos a segui-lo e a ajudá-lo em sua missão. Afinal  de contas, aquela luz do vaga-lume já havia tocado o coraçãozinho de alguns deles. Agora eles estavam dispostos a tudo mudar.
Mas nem todos haviam se decidido ainda.
-Eu não vou! ( uivava o lobo) Como posso seguir esse vaga-lume? Melhor é ficar aqui, no escuro, é feio, mas é seguro.
-Mudar...eu? De jeito nenhum – piava a coruja.
-Pois eu vou! Aquela Luz, aquele brilho, aquele chamado! Eu tenho que segui-lo. Alguma coisa aqui dentro mudou – falou com brilho nos olhos a borboletinha.
- Nós também iremos. A vida na selva depois da vinda do vaga-lume mudou. Imaginem quando a Luz que ele nos prometeu chegar? Tudo será lindo, limpo, claro e cheio de vida – diziam as girafas.
E o vaga-lume cumpria a sua  missão. Chamava por onde passava os moradores da selva, a viverem a alegria da Luz, da Luz que estava para chegar. 
E tudo começou a mudar. Muitos animaizinhos preferiram ficar com a Luz e aprenderam a se amar, a serem solidários e fraternos e estavam prontos a seguir a Nova Luz anunciada pelo vaga-lume.
Dizem que na selva que antes era tudo escuro e triste, tudo estava mudado, já exista luz e alegria e todos aguardavam a vinda gloriosa da Grande Luz.
Dizem também que lá na selva ainda existem alguns bichos que vivem no escuro, se recusando a seguir a luz, não acreditando nas verdades do vaga-lume...não se convertendo,nem se abrindo à mudança e, por isso, vivendo tristes e escondidos.   
E vocês, crianças, também são como esses animais, na grande selva que é a vida?
Aliás,   vocês  estão com o vaga-lume, que é o mensageiro do Senhor, como João Batista  ?
Ou estão no escuro, não acreditando que a Grande Luz, que é Jesus, possa encher de vida nova a vida de vocês?
Então vamos todos nos preparar para a chegada de Jesus, seguindo os ensinamentos de João Batista e preparando os caminhos para o Senhor! Amém.