sexta-feira, 11 de março de 2011

Missa do 1º DOMINGO DA QUARESMA.

Deus quer a vida!

Comentário Inicial:
Lu:  Bom dia criançada!! Na quarta-feira começamos um período muito importante para nós cristãos, alguém sabe me dizer qual é? É a quaresma, mas o que é a quaresma? São os quarenta dias que antecedem a festa da ressurreição de Jesus Cristo. É um período em que nos colocamos em oração, refletindo sobre nossas ações, sobre nossa vida, e nos preparamos para acolher Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Agora pra que serve a cinza, a cinza é o símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida. O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma? A igreja propõe que façamos três coisas: a oração, a penitência e a caridade. Olha só quem vem ali...bom dia tia Andréa!!!
Andrea: Bom dia...não sei se é um bom dia!!!
Lu: que isso amiguinha...claro que é um bom dia. Que aconteceu que você ta tão tristinha assim?
Andrea: Sabe eu cuido bem das coisas que o papai do céu criou. Por isso eu acho a maior feiúra o que fizeram aqui. Olha só, que sujeira que ta o chão da igreja!!
Lu: Nossa é mesmo, eu tava tão empolgada falando sobre a quaresma que nem percebi. Que feiúra mesmo.
Andrea: E não é só aqui que ta desse jeito, as pessoas não tão cuidando bem do nosso planetinha.( mostrar desenhos do planeta todo sujo, com curativo)


 


Lu: Sabe o que eu lembrei agora, que este ano a campanha da fraternidade vem falar exatamente sobre isso.
Andrea:  Neste ano o tema da campanha é: fraternidade e vida no planeta. Este tema nos convida a refletirmos sobre a vida no Planeta, mas principalmente como devemos agir e ser como cidadãos desse Planeta.
Lu: Pois é,como filhos amados de Deus devemos cuidar do que Ele nos deu, então que tal começarmos hoje a por em prática este cuidado com o nosso planetinha, mesmo porque nós não podemos receber o padre Júlio com a casa suja desse jeito Vamos lá crianças, vamos recolher todo esse lixo!! Muito bem... agora sim!! Vamos ficar de pé e com muita alegria receber o padre cantando....

Ato penitencial:
Lu: oração

Liturgia da palavra:
Lu:Deus criou todas as coisas inclusive eu e você. Mas um dia os homens o desobedeceram e seus corações ficaram tristes. Prestemos atenção para que essa leitura semeie em nosso coração o respeito e a obediência.

Evangelho:
Lu:  O Evangelho de hoje nos narra uma tentação sofrida por Jesus Cristo. E nós quantas tentações nos impedem de sermos verdadeiros cristãos? De pé aclamemos o Santo Evangelhocantando...

Homilia: teatro

Narrador: Nossa, mas esse Mal é custoso mesmo, até Jesus ele tentou no meio do deserto. E fica tentando a gente o tempo todo, querendo nos fazer pecar. A nossa historinha de hoje vem nos falar pra termos cuidado com o mal porque ele ta sempre escondido, esperando pra tentar nos tirar do caminho de Deus. Aninha era uma menina que nem vocês, ela ia a missa todo domingo, prestava atenção em tudo que o padre falava. Sempre rezava e gostava muito de Jesus. Ela estava no caminho do bem.
Mas como eu falei, o mal não gosta nada disso. Ele queria porque queria tirar a Aninha do caminho do bem. E daí veio a tentação... olha o Zezinho, colega dela aí!
Zezinho (Lu): E aí, Aninha! Tudo belez...
Aninha (Andrea): Ah, oi Zezinho, tudo bem!
Zezinho (Lu): Que cê ta fazendo ai???
Aninha (Andrea): Eu estou rezando.
Zezinho (Lu): Oh, o pessoal ta combinando de ir no cinema. Vamo!!
Aninha (Andrea): Não, eu agora não posso pois estou falando com Deus!
Zezinho (Lu): Ah, deixa disso! Ta todo mundo lá esperando. Vamos logo!!
Narrador: Paro!! Tão vendo só crianças. Isso é a tentação. A Aninha está rezando e o Zezinho quer que ela pare de rezar. Está tentando distrair a Aninha. Olha o Mal aí!!
Aninha (Andrea): Me desculpe Zezinho, mas agora não posso mesmo.
Zezinho (Lu): Poxa aninha, se você continuar assim eu não sou mais seu amigo!
Aninha (Andrea): Ah é! Porque se você fosse meu amigo mesmo estaria aqui comigo rezando.
Zezinho (Lu): Mas ta todo mundo esperando a gente.
Narrador: Será que ela vai cair nessa? Cai não amiguinha, é tudo mentira, é só pra te tirar do caminho do bem!
Aninha (Andrea): Sabe esse todo mundo que você ta falando ta é na igreja. Só você que não. E quer saber do que mais, a missa já vai começar e se você não quer ficar aqui comigo, pode ir. Até mais!
Zezinho (Lu): Poxa, vou ter que ir sozinho no cinema!
Narrador: Viram só crianças.O Mal bem que tentou tirar a Aninha do caminho de Deus usando seu amigo Zezinho, mas ele não conseguiu!!
Mas vocês pensam que a história acaba por aí? Não...A Aninha rezou tanto pelo Zezinho, pedindo a Deus pela sua conversão. Depois de alguns dias Zezinho se sentindo sozinho e sem amigos procurou Aninha e sua turma, e começou a ir a missa.
Agora eu quero saber, quem aqui quer ficar no caminho de Deus levanta a mão, bem alto! Então peçam pra Jesus que Ele sempre nos ajuda!! Palmas pra Jesus!!