sexta-feira, 18 de março de 2011

Missa 2º Domingo da Quaresma Fé em Jesus!


Acolhida:
Lu: Bom dia!!!Crianças, hoje eu vou começar fazendo uma pergunta pra vocês. Alguém aqui sabe me dizer o que é transfiguração? Quem sabe me falar? Em vez de falar eu vou dar um exemplo, querem ver? Olha só esse galhinho,que bolinhas são essas que estão penduradas nele?  Essas bolinhas são ovinhos. Isso! Ovinhos! No que será que eles irão se transformar?
Vejam só, agora os ovinhos estouraram. Surgiram, então as lagartinhas. Olhem como pequenas e como comem feitos loucas. Assim vão ficando gordinhas, pesadas, pesadas e quase não andam, agora estão bem paradinhas e, vejam só no que elas transformaram. Elas mudaram estão com uma nova roupa. Vestiram-se de casulo. Agora estão embrulhadas nesta capinha. Mas são as mesmas?! Claro que são, porém...
O tempo vai passando, passando. E, de repente, olhem crianças, aquele ovinho que virou lagarta e depois casulo, agora está mudando de novo, vejam só aquilo!? A lagartinha agora tem asas! Suas asinhas tão murchinhas ainda, mas com o tempo elas se abrem e ela se transforma em uma linda borboleta!
Ela transfigurou... 
É isso, crianças, transfigurar é mudar, transformar, mudar de figura. Não foi isso que fez a borboleta se tornar assim? Pois é isso que é transfiguração, Jesus também se transfigura. Não que Ele se transforme em uma borboleta, Ele se enche de luz, de muita luz. E nós também temos que buscar sempre essa transfiguração, essa mudança nas nossas vidas.
Então vamos começar a nossa celebração ficando de pé para receber o padre Júlio com muita alegria cantando...

Ato penitencial:
Lu: dinâmica da pedrinha.

Liturgia da palavra:
Lu: É hora de escutarmos a voz de Deus nosso criador. Ouçamos com atenção a leitura do livro de Genesis que será feita por____________________.

Evangelho:
Lu: É Jesus quem vai nos falar então vamos ouvir com muita atenção. Fiquemos de pé e cantemos alegremente aclamando o santo evangelho.

Homilia:
Lu: Eu já contei muitas historinhas e essa de hoje aconteceu com um amiguinho de vocês, o Felipe.
Quando tinha 3 anos ele entrou na escolinha. Lá tinha um garotinho chamado Vitor Hugo, que já estudava desde o ano anterior. Ele era muito sozinho, ninguém queria brincar com ele. Sabem por quê? Porque ele sempre batia, puxava o cabelo, pegava o brinquedo sem pedir e as vezes até mordia os coleguinhas.
Mas o Felipe era diferente, ele queria fazer amizade com o Vitor Hugo. Tentava brincar com ele apesar de sempre levar um puxão no cabelo, um empurrão, mas nunca desistia. Até que um dia, o Vitor Hugo deu uma mordida no braço do Felipe. Doeu tanto que ele acabou chorando, ficou uma marca.
A tia vendo aquilo chamou os dois pra conversar. Como sempre ela disse para o Vitor Hugo que era errado fazer aquilo, que ele devia pedir desculpas para o Felipe. Nisso o Vitor Hugo estendeu o braço e disse assim:
            - Pode me morder também!!
Antes que a tia falasse qualquer coisa, o Felipe respondeu:
            - Eu não vou te morder porque doeu muito em mim, e eu não quero te machucar.
Depois desse dia o Vitor Hugo se transformou. Ele passou a brincar com os outros, não brigou mais, nem machucou ninguém. Sempre que levava um brinquedo emprestava para seus amigos.
Isso mesmo, ele agora tinha amigos. Com sua mudança de atitude, ele fez um montão de amigos e dava muito bem com todos eles. Ele aprendeu que a mudança só é gerada no amor, é preciso deixar o coração agir.
E no evangelho Jesus se transfigurou se mostrou iluminado. E fez isso para que nós fossemos iluminados também pela sua paz, pelo seu amor, pela sua presença em nós. Ele é fruto da justiça, da paz e do amor.
Nós somos também chamados por Jesus a nos transfigurar, a mudar de figura, a mudar a cara do que vivemos.
Seguindo o exemplo de Jesus, assim como o Felipe vamos buscar essa mudança em nosso meio.