sábado, 18 de dezembro de 2010

Missa do 4º Domingo do Advento

Deus está conosco!

Acolhida:
Lu: Bom diaaaaa!!! Bom dia tia Andrea!!
Andrea: Bom dia tia Lu, hoje eu to tão feliz!!
Lu:  Ah tia, eu também!!
Andrea: A festa mais linda do ano está chegando...
Lu: É verdade, e na missa de hoje vamos ver que Maria foi escolhida por Deus para trazer ao mundo seu Filho amado. Jesus quis vir para ficar conosco, e eu também quero ficar juntinho dele.... e vocês também querem??
Andrea: Eu também quero ficar bem pertinho Dele. Sabe que hoje também iremos acender a 4ª e última vela da coroa do advento, que simboliza expectativa da chagada da grande luz, que é Jesus.
Lu: E é nessa expectativa e com o coração batendo cada vez mais forte por Jesus, que vamos com muita alegria receber o padre Júlio cantando....

Ato penitencial:

(uma manjedoura cheia de capim, espinhos ou arame farpado, e saquinhos de lixo)
Lu: Olhem só crianças, essa manjedoura não se parece com aquela em que o menino Jesus foi colocado quando nasceu?? Mas ela ta tão cheia de coisas, será que caberia Jesus aqui??
Pois é, está manjedoura se parece com o nosso coração, cheio dos pecados e faltas que cometemos, não deixando espaço para Jesus nascer em nosso coração. Quem quer que Jesus nasça em seu coração? Então temos que limpar tudinho pra deixar bem aconchegante pra Jesus.
Vamos tirar o mato seco e duro da inveja,  de sempre querermos mais do que temos e precisamos. Vamos arrancar esses espinhos que espetam nossos amigos com a fofoca e a falsidade, nossos pais com a desobediência. Todo esse lixo do egoísmo, da preguiça. E esses trapos sujos de mentiras, injustiças, de falta de perdão que mancham nosso coração. Agora ele ta limpinho e cheio de amor para receber o menino Jesus. Quem quer ter um coração assim, aconchegante. Pra isso temos que pedir perdão!! Então vamos pedir perdão cantando.....

Liturgia da palavra:
Andrea: É hora de escutarmos com atenção a leitura da palavra pois ela é luz em nossa caminhada. Vamos ouvir com muita atenção o que o nosso(a) amiguinho(a)_________ irá ler para nós.

Evangelho:
Lu: No evangelho de hoje veremos que em sonho um anjo veio anunciar a são José o nascimento do Filho de Deus. Vamos com muita alegria ficar de pé e aclamar o Santo Evangelho cantando...

Homilia: 
(recordação dos quatro domingos do advento. Usando recurso visual, através de gravuras.)
Lu:  O 1º domingo que falamos de estarmos atentos para a vinda de Jesus e das cinco pedrinhas.(desenho das cinco pedrinhas)

Cinco pedrinhas






Amigo evangelizador, estas são cinco pedrinhas que nos ajudam a caminhar rumo ao céu e a melhorar nossa vida pessoal e cristã:




1-Fazer jejum é uma maneira de aprendermos a comandar o nosso
próprio corpo. Aprendemos a ser fortes por meio dele.


2- A Eucaristia é a aliança de Jesus conosco. Por meio dela recebemos força de Deus. Ela é nosso verdadeiro alimento. Participe da missa, busque a eucaristia todos os dias.



3- A Palavra de Deus nos dá força e alegria. Ler a Bíblia é viajar no tempo, conhecer a história de Deus Pai Criador, de seu filho Jesus e aprender o quanto somos filhos amados de Deus.
Não perca tempo, leia a Palavra de Deus.





4- Reze o rosário sempre que possível. Maria, nossa mãe, intercede por cada um de nós.
Rezar o terço é contemplar Jesus pelos olhos de Maria.



5- Confessar os nossos pecados é reconciliar com Deus. Quando confessamos reconhecemos que somos pecadores e encontramos a misericórdia de Deus. Confessar é abrir o nosso coração pra Deus.
O que você está esperando? Confesse sempre que possível e seu coração se sentirá muito mais feliz.

O 2º sobre prepararmos os caminhos do Senhor com a historinha do vaga-lume, que se assemelha a João Batista. (desenho de São João Batista)
                                            

O 3º quando falamos sobre a alegria das curas de Jesus. ( desenho das curas)
                                        
E no 4º quando José recebe a visita do anjo do Senhor apascentando seu coração pois Maria daria a luz ao filho de Deus pela ação do Espírito Santo. ( desenho de Maria grávida e do sonho de São José)

                                             

PS: desculpem a demorra
A Paz de cristo.