sábado, 23 de abril de 2011

Missa do Domingo de Páscoa Jesus ressuscitou! Aleluia!

Acolhida:
Sol: Bom dia!! Olá criançada...Feliz Páscoa!!
Lu: Feliz Páscoa! E ai ganhou muito ovo, tia Sol??
Sol: Mais ou menos, só um pouquinho, e você?
Lu:  Ah eu ganhei um montão! Ganhei um dos meus pais, da minha madrinha, dos meus avós, da minha tia.... já comi quase tudo!
Sol: Já que você ganhou um tantão assim, sabe me explicar o porquê do ovo?
Lu:  Essa é fácil, pra gente comer muito chocolate!!
Sol: Não é não. Sabia que o ovo é um símbolo da páscoa, significa vida nova.
Lu:  Como assim??
Sol: Quando você olha, o ovo parece tão sem vida, mas guarda em seu interior uma nova vida que vai surgir. Quando Jesus foi colocado no túmulo, muitas pessoas pensaram que ele tinha sido derrotado. Tudo estava perdido! Mas ele ressuscitou nos concedendo esperança de uma nova vida!
Lu:  Nossa que legal, eu não sabia disso! E o coelho, ele também é um símbolo?
Sol: É sim, mas se você prestar bastante atenção na missa hoje vai aprender muito mais.
 Lu: Ai ! E eu aqui achando que páscoa era só chocolate, to aprendendo tanta coisa. 
Sol: Pois é ! Muitas pessoas pelo mundo afora comemoram a páscoa assim, com ovos de chocolate. Mas se esquecem que a verdadeira Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar todos nós.
Lu: Deus ama muito a todos nós.  
Sol: Ama mesmo e quer nos ver sempre alegres!!! E é nessa alegria da ressurreição de Cristo que nos vamos iniciar a nossa celebração cantando...

Ato penitencial: padre Júlio

Liturgia da palavra:
Sol: Na leitura de hoje veremos a importância do testemunho dos seguidores de Cristo sobre a sua ressurreição. Vamos ouvir o que __________ irá ler para nós.

Evangelho:
Sol: Agora nós vamos prestar muita atenção no evangelho pois ele vem nos mostrar que até os discípulos tinham dificuldade em acredita na ressurreição do Mestre. Vamos aclamar o santo evangelho cantando....

Homilia:
Lu: Manhêê! A Mariazinha me disse hoje que aprendeu na tal de catequese que a páscoa não é ganhar ovo de chocolate!! Afinal mãe, o que é a páscoa?
Andrea: Ora, Páscoa é ...... bem ...... é uma festa religiosa!
Lu: Igual Natal?
Andrea: É parecido. Só que no Natal comemoramos nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemoramos......
Simone: Sua ressurreição.
Andrea: É, ressurreição
Lu: Ressurreição?
Andrea: Bom, minha filha, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
Lu: Mais ou menos ...Mas mamãe, Jesus era um coelho?
Andrea: Que é isso menina? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que essa menina foi batizada! Amanhã mesmo vou colocar ela na catequese!
Lu: Mas peraí, o Papai do Céu não é Deus?
Andrea: É filha, Jesus e Deus são a mesma pessoa. Você vai aprender isso na catequese. É a Trindade Santa. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. 
Lu: O Espírito Santo também é Deus?

Andrea: É sim.  
Lu: E Minas Gerais?
Simone: Misericórdia!!! 
Lu: Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
Andrea: Eu sei lá! É um símbolo. !Agora deixa eu ir fazer o almoço. Qualquer dúvida pergunta pra sua vó, ela sabe muita coisa!
Lu: O vó, não era melhor que fosse galinha da Páscoa, porque pelo menos ela bota ovo, né?
Simone: O ovo e o coelho são símbolos da páscoa. O ovo simboliza vida nova, a ressurreição de Cristo.
Lu: E onde que o coelho aparece?
Simone: É porque ele tem muitos filhotinhos e se multiplica rapidamente. E a mensagem de vida nova em Cristo ressuscitado tem que se espalhar rapidinho e levar a mensagem de salvação a todas as pessoas.
Lu: Tem mais algum símbolo da páscoa, vó?
Simone: Tem muitos outros, mas você vai aprender tudo na catequese.
Lu: Não vejo a hora de começar....

Nenhum comentário: